escola primária
PEDAGOGIA WALDORF
projeto acadêmico autoral em parceria com colega de turma: Raí | 7º período
produção própria de plantas técnicas, diagramas, maquete 3D e imagens do projeto.
Texto acadêmico sobre o projeto:
CONCEITO
ACONCHEGANTE Toda criança gosta do colo de quem ama e da sua própria cama. Dessa forma, buscou-se por uma arquitetura que acolhe e traz segurança através da similaridades com o ambiente "de casa". Assim como do aconchego dos pequenos espaços.
FLEXÍVEL Criança não precisa ter limites, criança precisa de estímulos. Com isso, os ambientes foram pensados para se adaptar aos diferentes tipos de uso, dessa forma, despertando a independência da criança e tomada de decisões.
SUSTENTÁVEL Para um mundo melhor e saudável para todos, junto à natureza, é necessário entender os cuidados e responsabilidades individuais e coletivas no uso e manejo dos recursos naturais. Por meio da arquitetura é possível transmitir esse conceito.
COMUNITÁRIO Para se imaginar no futuro, a criança precisa compreender o mundo que a cerca, principalmente sua cultura local. A implantação da edificação cria identificação e conexão visual com seu entorno.
-
Os fluxos mais livres e lúdicos foram direcionados para despertar a curiosidade para exploração espacial pelas crianças
-
Percursos que conectam o interior e exterior de forma divertida (escorregadores , rampas , etc.)
-
Os fluxos dos funcionários foram direcionados separadamente dos alunos para evitar acidentes e facilitar a comunicação institucional
-
Fluxo livre na praça junto ao estacionamento Fluxo livre para crianças sob parte da edificação onde cria-se vão entre laje e terreno.