top of page

galeria de arte
GALERIA E

projeto acadêmico autoral  |  2º período

em processo de modelagem 3D e renderização.

Texto acadêmico do projeto:

Eu como uma estudiosa da civilização egípcia não poderia pensar outro tema para uma galeria de arte, já que sua escolha era aberta. Mas não foi tão simples encontrar a volumetria para esse projeto. Nos estudos preliminares o projeto tinha formas totalmente ligadas às pirâmides, mas logo depois quis fugir desse clichê. A volumetria surgiu da setorização e modelagem preliminar em uma massinha feita com farinha de trigo e água junto do professor, o que foi bem divertido.

Acredito que os pontos fortes do projeto são as rampas junto aos espelhos d'água e o pátio formado na lateral da Galeria, que possibilita o uso livre dos visitantes, como também a rampa que dá acesso à galeria principal.

Galeria E - Localizada no lote em frente ao Shopping Independência em Juiz de Fora, possui como galeria principal e inspiração arquitetônica a arte egípcia, que também dá caráter ao seu nome. A Galeria E busca trazer as sensações de reaproximação com a alma, o invisível, com o nosso mundo atual, o visível. Proporciona para a cidade e aos visitantes uma releitura moderna do mundo antigo egípcio e sua cultura, onde possam usufruir tanto das exposições, como do seu entorno e café, assim se tornando uma nova área de vivência para a cidade e ponto de encontro para os que buscam nos saberes antigos, os despertares da alma.

A pirâmide egípcia, marco de sua cultura, está aplicada de forma subjetiva como obelisco, que faz ligação da ponta lateral da construção (parte mais alta da edificação) com o piso do pátio à sua frente, trazendo novamente o conceito do invisível visível para os visitantes que transitam no pátio. Essa pirâmide é formada pela lei do fechamento através de cabos de aço, inspirada na concepção da ponte estaiada.

O paisagismo foi trabalhado inteiramente nos conceitos arquitetônicos. Aplicado na junção dos 3 espelhos d’água, cada um com o seu revestimento de reflexão, sendo o número “3” um número de grande referência egípcia, como as pirâmides.

O primeiro espelho d’água na cor amarela representa o Deus Sol e a eternidade, ponto onde está disposta uma das placas metálicas refletivas com a intenção de refletir na água junto do nascer do sol de acordo com sua posição no terreno, a sua outra face em vermelho representa a energia masculina.

O segundo, na cor azul clara, é maior porque representa o Rio Nilo, o mesmo que trouxe o triunfo da civilização egípcia. Por último, o espelho d’água azul escuro representando a Deusa Nut, que também está disposta ao contorno da placa metálica fosca, representando o não visível, tendo a outra face em cor Negra, como a noite, a regeneração e a energia feminina.

Acima dos espelhos d’água estão as rampas de convivência e acesso a Galeria E e seu café, incorporando a vegetação e caminhos sobre os espelhos d’água, fazendo com que os visitantes busquem explorar todo o entorno da construção como uma experiência única.

bottom of page