loft
LOFT 2.0
projeto acadêmico autoral | 3º período
produção própria de plantas técnicas, diagramas, maquete 3D e imagens do projeto.
O projeto foi pensado para uma colega de turma que solicitou o conceito "loft" em sua casa, contanto que sua área social fosse alocada no segundo pavimento.
A partir do estudo de insolação e a vontade de testar algo bem diferente, tomei como partido arquitetônico a piscina no segundo pavimento, a iluminação natural penetrando a cobertura através de rasgos em vidro em todos os planos centrais da casa junto à circulação vertical, assim trazendo a integração dos espaços geralmente encontrada nos "lofts" tradicionais, mas dessa vez por meio da permeabilidade visual. Por ultimo, em questão de partido arquitetônico, o telhado foi pensado em concreto armado caindo em apenas uma água.
A volumetria final da casa surgiu a partir de 2 volumes principais no primeiro pavimento se distanciando do muro de divisa (ao seu lado existe um prédio de 5 andares), onde a garagem surge no vazio criando nesse espaçamento, e logo acima é possível perceber que a laje do segundo pavimento dessa forma fica apoiada nesses 2 volumes e engastada no muro de divisa.. Ainda no primeiro pavimento, o deck em madeira aumenta a capacidade de escoamento da água da chuva para o terreno, assim aumentando a sua área permeável.
Seguindo para o segundo pavimento fica claro o conceito aberto na união da cozinha/espaço gourmet com a sala de estar, com a adição da área da piscina e varanda frontal como solicitado pela cliente em questão.
Soluções implantadas no projeto:
- Estrutura mista - Concreto armado e Metálica;
- Captação da água da chuva;
- Estratégias de Ventilação Natural;
- Energia Solar;
- Dinâmica com a luz natural penetrada na piscina (visível através de "sancas" nos gessos dos quartos);
- Possibilidade de privacidade na varanda frontal por meio de ripas sanfonadas.