unidade básica de saúde (ubs)
PORTE IV
projeto acadêmico autoral em colaboração com colega de turma: Mayra | 4º período
produção própria de plantas técnicas, diagramas, maquete 3D e imagens do projeto.
Texto acadêmico sobre o projeto:
O projeto da UBS porte IV para a cidade de Conselheiro Lafaiete - MG priorizou, além de sua funcionalidade, uma humanização que trouxesse um ambiente de trabalho inspirador e a promoção da cura através de sensações, seja por por sua arquitetura e/ou materiais. Foi desenvolvido de forma objetiva de acordo com sua implantação no terreno e necessidades, assim buscando melhor proveito das áreas para setorização e acessibilidade, de modo que sua fachada principal foi direcionada para a via de menor fluxo levando em conta seu entorno.
Resiliência - Os ambientes foram criados buscando transmitir a filosofia do bambu, caracterizando o conceito do projeto no uso desse material em diferentes funcionalidades como brise na fachada, pergolado junto ao vidro da cobertura e desenhando o "Caminho do Bambu", percurso para contemplação do espaço e promoção de bem estar.
Dinamismo - Por meio da separação dos fluxos externos, internos, público e funcionários adquire-se um fluxo funcional para seu funcionamento;
Naturalidade - Além do uso do bambu, a naturalidade é aplicada através de estratégias biofílicas para aproximação da natureza ao ser humano para promoção da saúde e bem estar, sendo elas a ambientação das áreas verdes, uso de formas orgânicas, materiais que trazem a natureza e o "Caminho do Bambu" criando um jardim central na edificação.
Permeabilidade - Com o uso do bambu como fechamento entre o forro e telhado é possível usufruir da permeabilidade de ventilação proporcionada pela ventilação dominante. Também é utilizado rasgos em vidro em sua cobertura demarcando os principais fluxos, assim trazendo a iluminação zenital durante todo o dia em diversos ambientes de acordo com o horário do dia.